A nova sede da Attabotics em Calgary, projetada pelo escritório Modern Office of Design + Architecture, materializa sistemas de fluxos complexos em uma estrutura que é, ao mesmo tempo, esteticamente ousada e programaticamente eficiente. O projeto busca inspiração na organização espacial das colônias de formigas, traduzidas formalmente para o sistema robótico de armazenamento e recuperação da empresa.
O volume do edifício tira proveito de uma restrição de gabarito para criar uma rede de praças localizadas em sua cobertura inclinada. Essas praças conectam os espaços internos do edifício ao exterior e emolduram a cidade e as montanhas distantes. Esse esquema mostra uma continuidade de movimento entre interior e exterior, resultando em um conjunto singular e adequado ao seu contexto específico.
Internamente, o projeto é definido por um átrio central que organiza a circulação vertical e estabelece uma série de vistas cruzadas entre os diferentes ambientes.
Tendo em vista questões de sustentabilidade e as preferências do cliente para um ambiente flexível, o edifício resultante é altamente sensível às necessidades futuras inevitáveis de crescimento, mudança e renovação.